Tratores antigos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Tratores antigos fotos

Atualmente o Brasil é competitivo no mercado de tratores, mas nem sempre foi assim. A mecanização agrícola no país começou tardiamente. Enquanto outros países eram pioneiros na produção de maquinário agrícola, por aqui ainda só existia produto importado. Ou seja, nossa produção dependia da mecanização estrangeira. É possível encontrar no Brasil tratores antigos vindos de diversas marcar e vindos de diferentes regioes domundo. Desde os americanos John Deere, Farmall, Case, Ford, até os os europeus, como os Lanz Bulldog, Deutz, Hanomag, Ferguson, Fordson, etc.

De todas essas marcas, ainda é possível encontrar, nas mãos de colecionadores, alguns tratores antigos de modelos muito raros. Alguns não foram nem oficialmente importados por representantes comerciais brasileiros, mas entraram no país pela fronteira com Argentina ou Uruguai, e até trazidos de navio por imigrantes que vieram para o país em busca de uma nova vida.

Até o final dos anos 50, todos os tratores que existiam nos campos brasileiros eram vindos de fora. No começo dos anos 60, como consequência do aumento do preço dos produtos importados e visando atender uma carência no mercado, três grandes montadoras iniciaram a produção de tratores no Brasil: a Ford com o 8 – BR Diesel, a Massey-Ferguson o MF 50 ou cinquentinha, e a Valmet com o  Valmet 360.

Ford 8-BR Diesel

Tratores antigos Ford 8-BR

O Ford 8-Br Diesel foi o primeiro Trator a Diesel Brasileiro, nas cores verde e amarelo. Já no início da década de 60 a Ford lança o 8-Br Diesel, com nome e cores bem brasileiros. O 8-Br dispunha de um motor 4 cilindros a Diesel da marca Perkins.

Massey-Ferguson 50, o MF-50

Massey-Ferguson 50

Fabricado em 1961, em Taboão da Serra, São Paulo, com 36 cavalos de potência. Foi batizado com o nome de MF 50, em homenagem ao slogan do Presidente Juscelino Kubitschek, cinqüenta anos de progresso em cinco de governo, conhecido desde então, como o cinqüentinha. Com 75 cavalos de potência, herdou do Ferguinho 35 o sistema Ferguson de levante. Era altamente confiável, com ótimo desempenho, pouco gasto e simples de operar.

Valmet 360

Tratores antigos velmet 2

Tratores antigos velmet 1

No Brasil, a Valmet instalou sua fábrica no ano de 1960, na cidade de Mogi das Cruze, e logo após passou a produzir o trator Valmet 360 Diesel com motor MWM 3 cilindros. Este foi o primeiro modelo da marca produzido no país.

E você? Tem algumas fotos de tratores antigos para compartilhar? Se tiver deixe seu comentário neste artigo, teremos o prazer de publicá-las no nosso canal de notícias!

Comments

comments

Categories: Dicas

7 Comentários

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×