MULHERES: Elas buscam seu espaço

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Elas estão em todas as funções ligadas ao transporte rodoviário de carga: ao volante, no comando das empresas, na indústria de caminhões, ensinando os motoristas… A presença feminina nessas atividades vem crescendo dia a dia. A Carga Pesada abriu esta seção para mostrar as mulheres que fazem a diferença no setor.

Cristina Oliveira Costa

É o caso da mineira de Contagem Cristina Oliveira Costa, 34 anos, que se tornou caminhoneira por influência do pai, Gerson Costa Filho. Em 2016, ela foi a única mulher que chegou à semifinal do Scania Driver Competitions (SDC). Naquele ano, 381 caminhoneiras se inscreveram para o concurso. “Hoje, muitas empresas preferem contratar mulher. Alguns colegas é que têm preconceito, não cumprimentam a gente, fazem piadinha. Mas eu me sinto respeitada”, disse ela à reportagem em dezembro de 2016.

Outra mulher que se destacou nesta página foi a jovem empresária de Fortaleza Manuela Lima Saboia de Carvalho, dona da TLX. Em outubro de 2017, ela contou à Carga Pesada que nunca sentiu preconceito pelo fato de atuar num ambiente majoritariamente masculino. Pouco antes, Manuela havia participado do #NXTGEN, evento do Consórcio Scania que visa preparar sucessores nas empresas dos clientes.

Manuela Lima Saboia de Carvalho

No caso da cearense, como ela mesma conta, o desafio será grande. “Não vou suceder uma pessoa qualquer. Meu pai sabe de cor até as placas dos caminhões”, afirmou, referindo-se ao empresário Eduardo Saboia de Carvalho Filho.

Preconceito se quebra mostrando segurança e postura profissional. É como pensa e age a catarinense Tupiara Agustinha Scortegagna, master driver da Cavese, concessionária Scania com sete lojas em Santa Catarina. Na última edição de 2017, ela disse que sofreu alguma resistência ao entrar nesse ramo. “Mas venci com profissionalismo. Quando você domina seu trabalho e as pessoas percebem que você não está falando bobagem, passam a respeitá-la.”

Tupiara Agustinha Scortegagna

Em agosto de 2018, a diretora-geral do Consórcio Scania, Suzana Soncin, explicou à Carga Pesada que a presença da mulher traz novas perspectivas para as empresas. E as organizações que se adaptarem à diversidade vão se destacar no mercado.

Suzana Soncin

Fonte: Carga Pesada

Comments

comments

Comments are closed.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×