Conheça os principais tipos de tratores agrícolas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Por muito tempo os animais foram fundamentais como auxiliares da produtividade de pequenos e médios agricultores.

Porém, com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum o produtor optar por trator agrícola no dia a dia, com a evolução da tração humana e animal para a força mecânica.

Uma das principais funções dos tratores é a preparação do solo. Nesse processo, ele serve para função de revolver o solo, deixando-o propício para receber a semente.

Mas, você sabia que existem vários tipos de tratores no mercado? A escolha do trator adequado para sua colheita te ajuda a ser mais produtivo e causar menos danos ao meio ambiente.

Com objetivo de conciliar alta produtividade com sustentabilidade, conheça os principais tipos de tratores do mercado.

Como escolher tratores agrícolas?

Um dos primeiros e talvez principais critérios de seleção deve ser a sua potência que é informada pela sigla CV (cavalos-vapor), que é adequada às tarefas que o equipamento vai executar. 

Outras características também são importantes como o implemento/operação, o tipo de solo e a topografia que podem exigir maior potência no desempenho e qualidade de carga na bateria automotiva do trator.

Esses requisitos são fundamentais para que todos os insumos agrícolas sejam usados da forma mais racional possível, evitando o desperdício e facilitando reutilizar o solo.

Portanto, conheça como são divididos os tratores do mercado:

  • De duas e três rodas

Composto por um motocultivador ou trator de rabiças, ele é utilizado pelo agricultor, junto ao implemento

Esse equipamento vai executar as mesmas atividades realizadas por tratores maiores. Já os tratores de três rodas são desenvolvidos para inúmeros trabalhos de cultivo das linhas.

  • De quatro rodas

Os tratores de quatro rodas podem ser divididos entre 2 RM (Rodas motrizes). Nesses tratores, as duas rodas traseiras têm um diâmetro superior às dianteiras. As dianteiras, só apresentam função de direção.

Já os tratores de quatro rodas 4 RM tem as trações exercidas pelos dois eixos. Esses tratores apresentam algumas vantagens, como maior eficiência da aderência, com a mesma força de tração, reduzindo de 30 a 35% da massa.

  • Industriais

Esse modelo de trator é muito utilizado na produção, como atividades de movimentação de terra e de desmatamento. 

O seu peso é pouco ideal para trabalhos agrícolas de preparação do solo.

  • Florestais

O trator florestal é usado no abate e para retirar madeiras das florestas artificiais. Ele é muito utilizado para limpeza do território para futuras plantações.

Esses equipamentos são considerados máquinas de grande massa, com uma grande capacidade para transição em solos difíceis e com grande força de tração e potência, exigindo um bom carregador de bateria.

  • Agrícolas

Compostas com tração nas 4 rodas, surgiram como alternativa para aumentar o rendimento da conversão da potência do motor e potência na barra de tração. 

Elas possuem um amplo chassi frontal capaz de abrigar diversos tipos de implementos e insumos agrícolas.

Escolha o melhor trator para sua produção agrícola

Os tratores agrícolas se tornaram os grandes aliados dos pequenos e médios produtores rurais. Com objetivo principal de preparar o solo, o equipamento substituiu os animais na produção com mais qualidade e rapidez.

Além de ser mais eficiente, os tratores ajudam na sustentabilidade, pois faz a preparação do solo sem prejudicá-lo, facilitando o reuso contínuo.

Com os tratores o uso dos insumos é mais racional e programada, auxiliando na maior eficiência e qualidade da produção rural. 

Você é expert em máquinas agrícolas, nos conte o que achou dessa matéria?

Onde comprar Tratores agrícolas?

Se você trabalha com agricultura, tratores e outras máquinas pesadas, visite o nosso portal Trucadão, nós temos uma equipe e uma plataforma inovadora e fácil de usar para você conseguir encontrar o seu trator, ou outro pesado ideal para compra

No Portal Trucadão você também pode anunciar o seu pesado, como tratores usados, máquinas agrícolas ou de construção, transportes, implementos, entre outros pesados.
Ficou com alguma dúvida? Fale com a nossa equipe de suporte, acesse: http://bit.ly/30BAAwl

Comments

comments

Categories: Dicas

Comentários fechados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×