Como comprar um caminhão

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

como comprar caminhão imagem 01

Quem deseja comprar um caminhão sabe que vai adquirir um instrumento de trabalho de alto valor agregado. Parar ter certeza de que está fazendo um bom negócio, as condições de pagamento e de conservação do veículo devem ser muito bem analisadas.

Assim como qualquer outra mercadoria, comprar a vista é a mais vantajoso. Ao evitar taxas de juros de bancos e administradoras de crédito, o produto sai bem mais em conta. Mas se esta opção não for possível, analisar as possibilidades de parcelamento de acordo com as suas condições de compra é o mais acertado. Saiba que além do valor do veiculo, ainda haverá gastos com impostos, taxas (emplacamento, licenciamento, IPVA, etc.) e possíveis multas que devem ser pagos antes de colocar o caminhão para rodar na estrada.

Consórcio

Para quem não está com pressa e quer evitar os juros, o consórcio é o mais recomendado. Similar a uma poupança, o valor do caminhão é dividido em até 100 parcelas fixas e os procedimentos são semelhantes aos consórcios convencionais, com  a retirada do bem a partir de sorteios e lances. Não se esqueça de pesquisar a seriedade da empresa com quem você for negociar. Montadoras, como Ford, Scania, Volvo e outras, possuem sistemas próprios de consórcio e o site do Banco Central do Brasil disponibiliza a consulta de empresas credenciadas.

Leasing

O leasing, ou arrendamento mercantil, é a aquisição do caminhão pela empresas arrendadora para uso do cliente (arrendatário) por um prazo de tempo determinado. Nesta modalidade, o cliente paga prestações mensais por cerca de 24 a 42 meses, e no final deste prazo, pode pagar o valor residual e transferir o veiculo para seu nome. A desvantagem são os juros altos. Ao final, o total das parcelas supera o valor real do caminhão e caso o arrendatário deseje antecipar as parcelas, os juros não são reduzidos. O leasing é mais vantajoso para pessoa jurídica.

Crédito Direto ao Consumidor

Ao escolher financiar por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC), a pessoa física assume uma dívida direta com o banco ou financiadora. Nesta modalidade de crédito, o caminhão fica no nome do comprador, mas é dado como garantia da dívida. É possível o parcelamento em até 24 meses. Geralmente é necessário dar uma parte do valor como entrada. Assim como no leasing, as taxas de juros são altas e o total das parcelas supera o valor real do caminhão, mas na antecipação das parcelas, os juros recorrentes são eliminados.

Finame

Juros reduzidos e financiamento a longo prazo são as características do Finame, destinado a compra de máquinas e equipamentos para empresas de médio e pequeno porte. Considerado o meio mais barato para parcelar um caminhão, ainda só está aprovado para veículos novos.  Não há exigência de entrada e permite um prazo de carência, para começar a pagar as parcelas, que vai de 3 a 12 meses, no qual ao menos os juros devem ser pagos. Todo o valor do veículo pode ser parcelado em até 60 meses.

Procaminhoneiro do BNDES

O programa, do BNDES, Procaminhoneiro financia, por meio de instituições financeiras habilitadas, a aquisição de caminhões novos e usados, com até 10 anos, de fabricação nacional. O financiamento está disponível para pessoas físicas, empresários individuais ou microempresas e cobre de 70% a 90% do valor total do bem, podendo ser pago em até 96 meses, incluída a carência de 6 meses.

como comprar caminhão imagem 02

Com exceção do Finame, todas as outras formas de pagamento possibilitam a compra de um caminhão usado. No entanto, se esta for a sua escolha, fique atento para os seguintes detalhes:

 – Procure por lojas especializadas ou concessionárias com tradição no mercado e que deem garantia ao produto.

 –  Consulte o Detran para verificar multas, bloqueios, sinistros e certificar-se de que não é um veiculo roubado.

– Verifique atentamente as condições dos pneus, lataria, chassi, motor, além da parte interna do caminhão. Estes itens revelam a falta de cuidado do antigo motorista com a manutenção e conservação.

 Dê preferência aos caminhões com pintura original, tanto de cabine como do chassi. Certifique-se se o caminhão possui as plaquetas de identificação do chassi, do motor, da cabine e os selos d’água  conferindo com o número do chassi no documento.

Por fim, espero ter  esclarecido as duvidas de vocês sobre como comprar um caminhão. No fim das contas, pesquisar sem pressa é a chave do bom negócio.

Comments

comments

Categories: Dicas

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×