Caminhões antigos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×
caminhão gmc marta rocha

caminhão gmc marta rocha

Apaixonantes e charmosos, caminhões antigos carregam a nostalgia de tempos passados. Não é por menos que atraem admiradores e são objetos de culto de colecionadores. São verdadeiras relíquias de alto valor sentimental e algumas vezes financeiro.

Estas peças trazem consigo as marcas da época em que foram fabricado. O desenho e as formas da lataria, o material de seu interior, o painel, o volante e cada detalhe, revelam o que era considerado moderno e de bom gosto em cada tempo.

Conhecido como Marta Rocha, O GMC que chegou no país na década de 50, ganhou este apelido por seu desenho curvilíneo, comparado as curvas sinuosas da Miss Brasil eleita naquele ano. Objetos arredondados foram populares nos anos 50, e a tendência se estendeu as formas dos caminhões.

Contudo, os queridinhos dos colecionadores são os caminhões da marca FNM (lê-se ‘fenemê’) fabricados no Brasil a partir da década de 50. Alguns modelos da marca de indústria nacional, tinha o motor em estrutura de alumínio e duas alavancas de marcha: reduzida e normal, o que forçava ao motorista usar as duas mãos para trocar as marchas, obrigando a dirigir com o braço. Atenção redobrada!

Nessa brincadeira nostálgica, colecionadores não poupam esforços nem dinheiro para restaurar estas máquinas, buscando peças originais e quando necessário adaptando ou produzindo outras para colocar o caminhão para rodar novamente. No trabalho de restauração também são feitas pesquisas, procurando por fotos antigas, na intenção deixar o veiculo tal qual quando saiu da fábrica. Possuir a maioria das peças originais e a manutenção do interior conservado são detalhes que também agregam valor ao caminhão antigo.

 Fotos de caminhões antigos

caminhao antigo foto

 

foto caminhao FNM Feneme

caminhões FNM (Fenemê)

dirigindo fnm 21

motorista dirigindo fnm 21

Comments

comments

Categories: Dicas

2 Comentários

  • Luiz Eduardo de Castro Vasconcellos disse:

    Gostaria de receber informações do calhambeque chevrolet da foto cor verde carroceria de madeira.

    Eu tenho um igual em fase de restauração, onde necessito saber algumas informações.
    Obrigado.

  • Josè Natal Faria disse:

    Desde meu tempo de criança sou apaixodo por caminhôens. o mais admirado,sempre foi,e serà o ALFA ROMEU vou deixar aqui meu Email.,e gostaria de manter contato com propiatarios e os apaxonados por estas RELIQUIAS .conhecidas como > F N M.<Saudas obrigado atè a Proxima..natal.faria@hotmail.com

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×