5 dicas para aumentar a vida útil do seu caminhão

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Comprar um caminhão não é uma decisão fácil a se tomar, o seu valor de compra é alto, e devido a distância e má condição de muitas rodovias brasileiras as viagens acabam desgastando muito o seu automóvel. 

A forma e o cuidado que você tem com o seu caminhão afeta diretamente na vida útil dele. Muitos caminhoneiros não dão a devida atenção a este assunto e acabam aumentando o gasto com manutenção e desgaste de peças. 

É sempre essencial estudar e aprender a cuidar do seu companheiro de estrada, por isso fique ligado, que vamos te apresentar 5 dicas para aumentar a vida útil do seu caminhão.

  • Pratique a direção defensiva

Essa primeira dica é importante tanto para a vida útil do caminhão, quanto para a do próprio caminhoneiro. 

As peças do caminhão tem uma vida útil estipulada pelo fabricante. Para durar todo esse período e se manter em boas condições, cuidados na hora de dirigir são essenciais. 

A prática da direção defensiva evita que você faça freadas bruscas ou acelerar sem necessidade, com este devido cuidado você exige menos do motor e de outros componentes do veículo, como os pneus, a suspensão e o sistemas de embreagem de freio. 

 2. Realize manutenções regularmente

Essa ação é super necessária para antecipar manutenções no caminhão e dessa forma, não ser pego de surpresa no meio da estrada. Realizar reparos só quando alguma peça está quebrada não é uma boa decisão para aumentar a vida útil.

Essa medida pode até parecer desnecessária ou simbolizar um gasto maior, mas é de extrema necessidade para economizar no futuro. Lembre-se de sempre procurar um mecânico de sua confiança. 

3. Use a embreagem de forma correta 

A embreagem aparece como um componente fundamental para o funcionamento correto do aparato, garantir a locomoção do veículo sem complicações e evitar desgastes excessivos.

Esqueça aquele hábito de descansar o pé na embreagem ou de usá-la como freio em subidas, além disso, passe as marchas com moderação e evite arrancadas bruscas.  

4. Calibre sempre os pneus

 

É essencial dar uma atenção maior aos pneus, porque neles concentram o maior peso de todo o caminhão e isto gera mais desgaste deste item.

O pneu murcho gasta cerca de 2% a mais de combustível do que pneus devidamente calibrados, por isso é importante se atentar a esta dica para reduzir gastos no futuro e aumentar a vida útil dos seus pneus. 

5. Faça um carregamento correto do seu caminhão

Na maioria das vezes o caminhão serve para fazer cargas, mas se você quiser aumentar a vida útil dele é importante fazer o carregamento de forma correta, de trás para frente, evitando o desequilíbrio de cargas e colocando pesos iguais em todo o caminhão. 

Existem muitas formas de aumentar a vida útil do seu caminhão e é importante conhecer cada veículo e saber do que ele precisa. Não deixe de ler o manual do seu veículo e dirigir em segurança!

Depois de conferir essas dicas é hora de colocá-las em práticas e assegurar que seu caminhão tenha maior vida útil. 

Eaí, você gostou? Deixe aqui nos comentários a sua opinião e se você conhecer outras formas de como aumentar a vida útil do seu caminhão compartilha com a gente também. 

Comments

comments

Comentários fechados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×