5 dicas básicas para escolher o trator ideal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

1. Escolha a máquina agrícola adequada

A primeira dica para escolher o trator ideal é ser realista consigo mesmo. Não é por que você encontra máquinas agrícolas a um bom preço que elas atenderão a sua necessidade.

Não vai adiantar nada aumentar a produtividade usando adubos orgânicos enriquecidos com minerais essenciais, por exemplo, se na hora de fazer uma aplicação nas plantas, ou mesmo de colher, você agir de forma errada.

Para evitar perdas nos seus processos, escolha o maquinário agrícola que seja adequado a sua necessidade e para o tipo de cultura que você planta.

2. Verifique a potência do motor

Encontrou no mercado uma máquina que aparentemente está adequada a sua necessidade? Então, agora chegou a hora de verificar a potência do motor dela.

Ao fazer isso, é extremamente importante levar em consideração o solo em que o trator vai andar e em qual cultura o trabalho será executado.

A potência de um maquinário normalmente é medida por cavalo vapor (cv). Observar isso é o primeiro passo para encontrar máquinas agrícolas capazes de executar as tarefas necessárias de forma rápida e eficiente.

3. Fique de olho no torque

No Brasil, o torque normalmente é medido por quilograma-força metros (kgf.m). Essa medida serve para mostrar quantos quilogramas um trator aguentará carregar em um metro.

Verificar isso, assim como a potência do motor, mostrará quantas vezes você poderá gerar essa força de torque durante um minuto, por exemplo.

Sendo assim, ter um trator potente, mas com um torque que não é adequado a sua necessidade, torna todo o processo lento.

4. Veja como é a transmissão do motor

Resumidamente, a transmissão é o que fará a comunicação entre as rodas e a potência do motor. Sendo assim, ela é a responsável por fazer com que o trator tenha velocidade para executar o trabalho.

As marchas das máquinas agrícolas estão aumentando cada vez mais, e isso permite várias velocidades para a execução de cada tipo de trabalho. Por isso, fica mais fácil adequar um trator às tarefas que você precisa.

5. Pesquise o consumo de combustível

Além de eficiência, você deve buscar a economia dos processos agrícolas. Por isso, é essencial verificar qual o consumo de combustível de um trator antes de comprá-lo.

Você poderá encontrar essa informação em litros por hora trabalhada ou em litros por hectare percorrido pela máquina.

Ao seguir as dicas que apresentamos, você escolherá as máquinas agrícolas que atendam a sua necessidade sem gastar mais que o necessário e, ao mesmo tempo, conseguirá ver o retorno do seu investimento à medida que realizar as tarefas, como a adubação orgânica e irrigação, de forma rápida e eficiente.

 

Fonte: Super BAC

Comments

comments

Comentários fechados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×