3 itens que não podem faltar para a segurança do seu caminhão

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Os itens de segurança para os caminhões, como o cinto de segurança e blindagem de caminhão são elementos de grande importância para o motorista, seja para uma viagem tranquila, quanto para não ter problemas na fiscalização.

Esses equipamentos de segurança estão ajudando na redução dos acidentes. Tanto que em 2017, ocorreram 24 mil incidentes envolvendo caminhões, uma redução de 9% em relação a 2016, segundo dados do Atlas da Acidentalidade do Transporte 2018.

Por isso, o motorista deve estar atento com os equipamentos de proteção, pois isso auxilia no bem estar do profissional e na integridade do caminhão durante a viagem. 

Veja agora os três equipamentos de segurança indispensáveis para caminhões.

1 – EPIs

Os EPIs (Equipamentos Equipamentos de Proteção Individual) são itens obrigatórios de acordo com as normas NR6 do Ministério do Trabalho e NR 9735/2016 da ABNT.

Apetrechos para segurança do motorista como extintor de incêndio, coletes luminosos ou refletivos e luvas são fundamentais para prevenir acidentes graves, aumentando o bem estar do motorista.

As luvas são importantes para não ter contato e manusear com cargas perigosas que contenham produtos químicos, evitando queimaduras e cortes graves nas mãos.

Já os coletes luminosos são fundamentais para os motoristas durante a noite, pois eles possuem mecanismos que refletem a luz para outro veículo, garantindo que o caminhoneiro seja visto por outros motoristas.

E o extintor de incêndio é um equipamento importante para evitar possíveis focos de incêndio no caminhão, protegendo o motorista e o veículo de serem atingidos pelas chamas.

2 – Equipamentos de sinalização

Os apetrechos de segurança para sinalização são obrigatórios para os caminhões de acordo com a norma ABNT NBR 7500, que indica o posicionamento e padronização desses objetos.

Além dos coletes com iluminação, úteis para proteção individual do motorista, outros objetos são fundamentais como cones, triângulos e lanternas.

Na sinalização de acidentes ou paradas, os cones são objetos importantes para identificar outros motoristas na estrada temporariamente.

Já os triângulos sinalizam que o caminhão está parado por acidente ou troca de peças, sendo úteis para indicar a outros motoristas para seguir uma direção diferente.

E por último, as lanternas servem para o caminhoneiro sinalizar pessoalmente a passagem de outros carros pelo seu caminhão, seguindo o fluxo e evitando congestionamentos.

3 – Equipamentos de proteção elétrica

Os equipamentos elétricos de segurança são importantes para ocasiões em que o caminhão precisa de manutenção tanto preventiva, quanto preditiva.

Entre os equipamentos mais importantes para proteção elétrica dos caminhões estão os carregadores de bateria, o multímetro e o painel para alinhamento dos faróis.

Útil para recuperar a carga da bateria de caminhão, os carregadores são essenciais para baterias que tem um tempo a mais de vida, mas perderam a carga em casos como perda de carga decorrente dos faróis ligados.

Já o multímetro do tipo automotivo é um equipamento importante na parte elétrica das peças de caminhão que regem desde a injeção eletrônica aos vidros elétricos.

E o painel de alinhamento dos faróis servem para auxiliar em reparos nas peças do caminhão, identificando possíveis problemas em cada peça.

Tenha segurança ao dirigir um caminhão

A segurança é uma das principais preocupações dos caminhoneiros na viagem pelas estradas. Por isso, é preciso ter itens para garantir sua proteção no trabalho.

Entre os principais itens de segurança estão os EPI (Equipamentos Equipamentos de Proteção Individual), composto por apetrechos como luvas e coletes iluminados protegem o caminhoneiro na identificação dos outros motoristas e cortes com cargas pesadas.

Existem também os equipamentos de sinalização. Itens como cones, triângulos e lanternas são responsáveis por identificar um caminhão parado e indicar para outros motoristas que sigam o fluxo, evitando grandes congestionamentos.

Além disso, existem os equipamentos de proteção elétrica como carregador de bateria, o multímetro e o painel de alinhamento dos faróis que são úteis para auxiliar o motorista a fazer reparos rápidos e seguir viagem tranquilamente.

Fiquem atentos a esses itens de segurança que não podem faltar no seu caminhão, pois assim terá mais segurança e bem estar para seguir viagem.

E vocês? O que fazem para aumentar a segurança do seu caminhão antes de iniciar uma viagem? Conta para gente nos comentários. 

Comments

comments

Categories: Dicas

Comentários fechados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×